TERRAS DA REFORMA

 

01 a 14 de novembro de 2017 – Alemanha, França e Suíça

O Ministério Fiel tem a alegria de convidá-lo(a) para celebrar os 500 anos da Reforma Protestante em uma viagem histórica pelas “Terras da Reforma”.


Passaremos pelos lugares históricos onde a Reforma aconteceu, começando com Wittemberg, onde o monge alemão Martinho Lutero afixou suas 95 teses que deu início ao maior movimento de despertamento da fé desde Atos dos Apóstolos e visitaremos ainda cidades que exerceram enorme influência na difusão da fé reformada, como Estrasburgo, no enclave entre a Suíça, Alemanha e França e Genebra, na Suíça, onde viveu o reformador francês João Calvino.


Durante nossa jornada, teremos aulas e palestras sobre a reforma e os reformadores ministradas por Franklin Ferreira, Jonas Madureira e Tiago Santos. Junte-se a nós e participe desta viagem histórica.

PACOTE

TERRAS DA REFORMA

EU€ 3.990


Viagem: De 01/11/2017 a 14/11/2017


Passagens Aéreas – Itinerário


Hotéis e Acomodações


Traslados Internos


Tickets para Museus


Seguro Viagem


Acompanhamento com Preletores


Acompanhamento com Embaixador da CESE


Notas: Taxa de Inscrição no valor de R$ 250,00 (cobrada após o preenchimento do formulário de inscrição. Esta taxa será deduzida posteriormente do valor total da viagem). Passagens Aéreas saindo e retornando ao aeroporto de Guarulhos (em SP) nas datas descritas em cada pacote. Cias aéreas podem mudar conforme lotação dos vôos. Não é possível alterar data de embarque ou retorno. Taxas de Embarque não inclusas. Hotéis 3-4 estrelas com Quarto Duplo – 2 camas de casal por quarto.  Hotéis cotados (com café da manhã, exceto quando indicado): Berlim – Hotel Leonardo Royal / Wittemburg – Hotel Hamburg / Mainz – Hotel InterCity / Worms – Hotel Ramada Lampertheim / Estrasburg – Hotel Maison Rouge / Geneve – Hotel Nash Airport (sem café incluso). *** Obtenção dos devidos vistos, vacinas e autorizações são de responsabilidade do passageiro. Idade mínima: 12 anos (acompanhado dos pais ou responsável). Portadores de necessidades especiais: somente acompanhados com um responsável de tempo integral. Bagagem: 1 peça despachada (32kg) + 1 peça de mão (não serão permitidas exceções por motivos de transporte local). Por questões de disponibilidade de vôos e reservas de hotéis, os mesmos serão confirmados com 8 a 9 meses de antecedência da data da viagem. Termos e Condições Gerais / Cancelamentos / Devoluções etc. se aplicam conforme www.intercambiocristao.com.br/tecreforma.

PRELETORES

FRANKLIN FERREIRA

Franklin Ferreira é bacharel em Teologia pela Universidade Mackenzie e mestre em Teologia pelo Seminário Batista do Sul (RJ). Diretor do Seminário Martin Bucer e consultor acadêmico de Edições Vida Nova, Franklin é autor de diversos livros, entre eles: “Servos de Deus” e “O Credo dos Apóstolos” (ambos pela Fiel).

JONAS MADUREIRA

Jonas Madureira é pastor na Igreja Batista Nações Unidas em São Paulo, editor de Edições Vida Nova e professor em diversos seminários. Bacharel em teologia pelo Betel Brasileiro e pelo Mackenzie. Mestre em filosofia pela PUC-SP e doutor em filosofia pela USP e Universidade de Colônia, Alemanha.

TIAGO SANTOS

Tiago Santos é bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba. Atualmente faz seu Mestrado em Divindade no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É presbítero na Igreja Batista da Graça, em São José dos Campos-SP, editor-chefe da Editora Fiel e diretor pastoral do Seminário Martin Bucer.

ROTEIRO

01/11/2017 (Quarta-Feira) – PARTIDA DE GUARULHOS (GRU)

Partiremos do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos no dia 1º de novembro em direção rumo a Berlim, Alemanha.

02-03/11/2017 (Quinta e Sexta-Feira) – Berlim (chegada)

Berlim será nossa porta de entrada para as “terras da Reforma”. A Alemanha foi o berço do movimento que “transtornou o mundo”. Em Berlim, visitaremos o Museu Pergamon, onde aprenderemos sobre o tempo e cultura do período bíblico. Teremos algum tempo para descaso e passeio por pontos importantes da cidade, como o “Portão de Brandeburgo” e a “Catedral Luterana”.

Pontos de visita:
a) Museu Pergamon
b) Catedral Luterana
c) Portal de Brandeburgo

03-04/11/2017 (Sexta-feira e Sábado) – Wittemberg, Alemanha:

No dia 3 seguiremos à Wittemberg, o lugar de onde, 500 anos atrás, em outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero afixou suas 95 teses na Porta da Igreja do Castelo, iniciando assim a Reforma Protestante da Igreja Cristã.

Durante nossa estada nesta cidade, visitaremos a “casa de Lutero”, a “Igreja do Castelo”, a “Igreja de Santa Maria”, onde Lutero pregava e ministrava a Palavra. Visitaremos ainda a casa de “Phillip Melanchton”, um dos grandes apoiadores de Lutero na Reforma.

Pontos de visita:
a) Casa de Lutero (Luterhauss)
b) Casa de Melanchton
c) Igreja do Castelo (Schlosskirche)
d) Stadkirche (St. Maria)
e) Túmulos de Lutero e Melanchton

O5/11/2017 (Domingo) – Eisenach:

Em nossa jornada para Mainz, sairemos cedo de Wittemberg e visitaremos um marco histórico da Reforma: o Castelo de Wartburgo, em Eisenach, onde em maio de 1521 Martinho Lutero se refugiou e traduziu a Bíblia para o alemão.

Chegaremos para o almoço e permaneceremos até às 14h, seguindo então viagem para Mainz.

Pontos de visita:
a) Castelo de Wartburg

05-6/11/2017 (Domingo e Segunda-feira) – Mainz, Alemanha:

Chegaremos no começo da noite em Mainz, onde depois de um breve passeio pelo centro histórico e jantar, descansaremos. No dia seguinte (6/11), visitaremos logo após o café da manhã o museu de Guttemberg, e refletiremos na importância da imprensa para a promoção e difusão dos livros e ensinos da Reforma.

Pontos de visita:
a) Museu de Guttemberg
b) Centro Histórico

06/11/2017 (Segunda-Feira) – Worms, Alemanha:

Seguiremos para Worms ao meio dia. Após o almoço, visitaremos um dos lugares mais emblemáticos da Reforma: a Catedral de Worms, onde, diante da pressão das autoridades religiosas, Martinho Lutero pronunciou sua famosa afirmação:

“A menos que vocês provem para mim pela Escritura e pela razão que eu estou enganado, eu não posso e não me retratarei. Minha consciência é cativa à Palavra de Deus. Ir contra a minha consciência não é correto nem seguro. Aqui permaneço eu. Não há nada mais que eu possa fazer. Que Deus me ajude. Amém.”

Visitaremos ainda a praça que homenageia os reformadores, chamada “Luterplatz” e o monastério que hospedou Lutero durante a Dieta de Worms, em 1521.

Pontos de visita:
a) Lutherplatz
b) Catedral Worms
c) Museu Lutero

07-10/11 (Terça à Sexta-Feira) – Estrasburgo, França:

Seguiremos viagem a Estrasburgo, lugar de exílio, descanso e fortalecimento do reformador francês João Calvino, o qual foi pastoreado pelo reformador alsaciano Martin Bucer. Visitaremos a imponente catedral de Estrasburgo, as igrejas luteranas St. Thomas e Sta. Aurélia, ambas associadas a Bucer, e a charmosa região da “Petit France”.

Teremos um dia inteiro para passeios e descanso nesta que é a cidade sede do Parlamento Europeu.

Pontos de visita:
a) Petit France
b) Catedral Estrasburgo
c) Thomaskirche
d) Igreja Santa Aurélia

10-12/11/2017 (Sexta-feira à Domingo) – Enigen, Suíça (parada para descanso):

Nesta vila paradisíaca da Suíça, faremos uma parada de dois dias para descanso, meditação nas Escrituras e passeios ocasionais à Berna, capital da Suíça e a Interlaken.

Pontos de visita:
a) Petit France
b) Catedral Estrasburgo
c) Thomaskirche
d) Igreja Santa Aurélia

12-13/11/2017 (Domingo e Segunda-Feira) – Genebra, Suíça:

Terminaremos nossa jornada na terra que abrigou o reformador francês João Calvino, Genebra. Entre 1536 até o ano de sua morte, em 1564, Calvino viveu em Genebra, tendo pastoreado a Igreja de São Pedro e, com o apoio de Theodoro Beza e Guilaume Farel, fomentou o movimento de Reforma em seus dias por meio de seus escritos polêmicos, livros, cartas e comentários bíblicos, tendo exercido uma influência que dura até os dias atuais. Genebra foi ainda cidade de exílio do reformador escocês John Knox, o qual pastorou um grupo de refugiados de fala inglesa em Genebra, durante os dias de Calvino.

Visitaremos a Igreja de São Pedro, o “Muro da Reforma” e o “Museu da Reforma”.

Pontos de visita:
a) Museu da Reforma
b) Igreja St. Pierre
c) Praça dos Reformadores

14/11/2017 (Terça-Feira) – Retorno para o Brasil – Genebra:

Partiremos para o Brasil pelo Aeroporto Internacional de Genebra (Genève Aéroport) em direção ao Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos (GRU).