Memoriais que ultrapassam gerações

Bruno Dias

11 de jul. de 2025

Dentre as igrejas que eu gostaria de conhecer durante a viagem, certamente esta estava entre as principais. Logo de cara, me deparei com uma placa com os dizeres — Moriah Calvinistic Methodist Chapel (Presbyterian) —, o puro suco do protestantismo (gostamos).

Há exatos 120 anos, acontecia ali uma poderosa visitação do Espírito de Deus que marcou profundamente aquela comunidade. Com isso em mente, cheguei em silêncio e me sentei em um dos bancos. De olhos fechados, passei alguns minutos apenas respirando profundamente aquele ambiente, na esperança de que Deus se agradasse em realizar novas visitas inesperadas (?) ao seu povo. Não me esforcei para conter as lágrimas.

Há muito mais tempo, também após uma de suas visitas, Deus disse a Jacó: “Faça ali (em Betel) um altar ao Deus que lhe apareceu” (Gn 35.1). Não é de hoje essa história de memoriais sendo levantados para lembrar dos feitos de Deus. Na frente da Capela Moriah, também há um memorial, onde está escrito: “Deus visitou e redimiu o seu povo. Glória a Deus.” Milhares de pessoas foram resgatadas em um curto espaço de tempo. Deus passou por ali, chamou os seus — e os transformou para sempre.

Foi especial estar nesse lugar. Essas experiências vão preenchendo nosso imaginário e contribuem para manter viva a esperança de que Deus ainda vem ao encontro do seu povo — às vezes de modo ímpar (como num avivamento) — a fim de resgatar, estar e permanecer com ele.

Que Ele derrame sobre nós das águas que fluem do vasto oceano do seu amor.

Vamos conversar?

Deus abençoe seus planos e sonhos

nunca é só uma viagem

Vamos
conversar?

Deus abençoe seus planos e sonhos

nunca é só uma viagem

Vamos
conversar?

Deus abençoe seus planos e sonhos

nunca é só uma viagem