O Intercâmbio de Propósito mudou minha vida!

Abigail Cumming

15 de jul. de 2025

Por muitos anos, sonhei em fazer um intercâmbio e, por algum motivo, a Inglaterra sempre queimou no meu coração. Quando descobri a Intercâmbio Cristão, eu sabia que era com eles que eu gostaria de ir. Ao mesmo tempo, sempre admirei muito o trabalho da Purpose Paper e toda a intencionalidade com que os produtos são produzidos.

Juntar a Intercâmbio Cristão e a PP na Inglaterra era muito mais do que meu coração um dia poderia sonhar. Parecia muito além da minha realidade. Precisei de meses e uma boa dose de coragem (com um pouquinho de “me mimei”, confesso) para finalmente decidir ir. Preenchi uma das últimas vagas.

Toda a experiência de sair da rotina, olhar para dentro e organizar o ano que estava começando era exatamente o que eu precisava. Eu queria uma direção clara para a minha vida, quase como um passo a passo mágico em um outdoor luminoso. Tinha muitos questionamentos, dúvidas e inseguranças que ansiavam por uma resposta de Deus. Então, coloquei todas as minhas ansiedades diante Dele e aguardei por uma resposta audível.

Os primeiros dias foram difíceis. Se entender em uma língua nova, com um horário diferente, uma rotina apertada e tantas coisas para ver e absorver se juntou com a ansiedade de uma resposta que resolvesse, de uma vez, todas as minhas perguntas — e isso me consumiu. Eu precisei parar, calibrar meu coração e pedir a Deus que me ajudasse a enxergar o que Ele queria que eu visse. A partir daí, passei a andar mais devagar, praticando contemplação e admirando cada cor do céu.

Um dia, no ônibus indo para a escola, com a temperatura a 0º, vendo o sol nascer e tendo mais uma conversa profunda com minha roomie, eu percebi que Deus não tinha respondido nenhuma das questões do meu coração. Mas Ele tinha mexido em partes muito mais importantes. A cada mentoria com o Betel, eu conseguia olhar pra mim mesma e ver o quanto eu estava perdida — e os lugares feios do meu coração que eu queria esconder. Eu queria saber muitas coisas, e Ele me mostrou que só uma era importante: eu, que sempre me senti tão independente, precisava de ajuda.

Sentar à mesa, durante um almoço corrido, com pessoas que eu nunca tinha visto antes e ter conversas profundas — daquelas de coração para coração —, chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram me fez perceber que me faltava uma comunidade para pertencer. Aqueles dias, vivendo em um grupo com pessoas muito diferentes umas das outras, jogaram luz em um ponto da minha vida que eu nunca esperei. Eles me mostraram que, lá no fundo, mesmo eu dizendo a mim mesma que estava tudo bem, eu me sentia sozinha. Me faltava gente para compartilhar a caminhada, dividir o coração e ser vulnerável.

Voltar para casa, depois disso, me exigiu o compromisso de buscar até encontrar uma comunidade de fé para me inserir. Precisei de ajuda e incentivo — inclusive da minha roomie — para não desistir na primeira vez. Hoje posso testemunhar que tenho um grupo. Às vezes ainda é estranho me ajustar a essa vida em comunidade, mas sei que é onde o Senhor quer que eu esteja. Deus poderia ter me feito enxergar tudo isso em qualquer lugardo mundo, inclusive em casa. Entretanto, separou esse tempo pra mim, pois precisava dos meus olhos atentos e ouvidos sensíveis.

Essa é só uma das muitas coisas que Ele me ensinou através do que vivemos naqueles dias. Nem me deixe começar a falar de quando Ele fez nevar, mesmo sendo “impossível”. Tenho certeza que cada um daquele grupo tem mil histórias para contar, pois Ele fez infinitamente mais do que nós sonhamos. Então, sim. O Intercâmbio de Propósito mudou a minha vida. E, quando te disserem que nunca é só uma viagem, acredite. Porque, de fato, nunca é só uma viagem.

Vamos conversar?

Deus abençoe seus planos e sonhos

nunca é só uma viagem

Vamos
conversar?

Deus abençoe seus planos e sonhos

nunca é só uma viagem

Vamos
conversar?

Deus abençoe seus planos e sonhos

nunca é só uma viagem